Gastronomia peruana: sabores e temperos únicos

A gastronomia peruana está sendo conhecida em todo o mundo nos últimos tempos. E não é por menos: o sabor dos deliciosos pratos e o tempero são únicos.

É uma culinária rica em cores e sabores. Os temperos fazem com que os pratos possuam identidade própria, diferente de todas as comidas ao redor do mundo.

Um exemplo de tempero muito utilizado é o aji, uma pimenta deliciosa. São diversos tipos de aji existentes, cada um com a sua qualidade. Aji vermelho, amarelo, etc.

Ceviche tradicionalO ceviche é um dos pratos mais famosos do Peru. É um prato com peixe branco marinado em limão. Esta fruta cítrica “cozinha” um pouco o peixe naturalmente. É utilizado também na preparação desta iguaria o “leche de tigre”, uma espécie de molho que traz um delicioso sabor. Este prato acompanha milho e batata doce, além de aji, claro.

O aji no ceviche deixa o prato um pouco apimentado e a batata doce faz o papel de aliviar um pouco a pimenta. É como o gengibre na culinária japonesa.

E por falar em gastronomia japonesa, muitos restaurantes japoneses estão oferecendo o ceviche como entrada. Mas, particularmente, não é o verdadeiro ceviche. Na verdade passa longe do que é o real sabor da culinária peruana.

Portanto, se você quiser degustar um ceviche tradicional e muito saboroso, além de outras iguarias peruanas, seguem as sugestões abaixo, em São Paulo, de bons restaurantes peruanos:

O que? Rinconcito Peruano
Onde? Rua Aurora, 451 – Santa Efigênia – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3361-2400

O que? La Mar Cebicheria Peruana
Onde? Rua Tabapuã, 1410 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3073-1213

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *