Gastronomia Peruana: Uma das mais ricas do mundo! Veja aqui a cozinha cusquenha

Esta semana, a nossa equipe da Revista Eletrônica de Gastronomia está escrevendo aqui do Peru! Já passamos por Cusco e agora estamos em Lima. Tudo isso para levar até você uma das gastronomias mais ricas do mundo.

A gastronomia peruana possui muitos ingredientes, sendo um mais delicioso que o outro.

Cusco é uma região interiorana do Peru. E os pratos cusquenhos são muito ricos em questão de textura, sabor, cores e ingredientes.

A região de Cusco possui uma gastronomia diferente quando comparada a outros locais do Peru, como Lima, por exemplo. É uma aventura se entregar à cozinha cusquenha.

Em Cusco, nós tivemos a oportunidade de saborear pratos como o Chupe de Camarones, que é uma deliciosa sopa de camarões, super completa!

chupe de camarones - gastronomia peruanaO Chupe de Camarones possui em sua receita ingredientes muito ricos e que são muito consumidos no Peru, como por exemplo, os diversos tipos de batatas, leite, ovo e o camarão.

Este é um prato realmente delicioso em termos de cores e sabores.

A comida regional é a crioula. E, além do Chupe de Camarones, é possível encontrar uma infinidades de pratos, como a Sopa Criolla, Carne de Alpaca (isso mesmo!) e Carne de Cuy (tem o formato de um porquinho da índia!).

sopa criolla - cozinha cusquenhaA nossa equipe experimentou a Sopa Criolla, que é uma delícia.

Os ingredientes da Sopa Criolla peruana são carne, tomate, ajis (é assim que chamam as pimentas aqui), cabelo de anjo e um ovo poche para finalizar.

Esta é uma sopa muito rica em sabores. Vale muito a pena experimentar!

Outro prato que tem se mostrado bastante rico na região de Cusco é a carne de alpaca. Na região existe uma infinidade de pratos que levam esta carne, que para nós brasileiros, não é consumida normalmente.

carne de alpaca - cozinha cusquenhaNós também experimentamos a carne de alpaca.

Ela é bastante saborosa.

Comemos um prato com bifes de carne de alpaca e arroz amarelo. Tudo é bem temperado e possui um sabor incrível.

Outro prato que é muito conhecido da cozinha cusquenha é a carne de cuy (porquinho da índia).

carne de cuy - cozinha cusquenhaO cuy é servido inteiro no prato, tanto em Cusco quanto em Lima. Ele possui um sabor bem marcante. Vale muito a pena experimentar.

Aqui no Peru dizem que:

“O peruano que não come carne de cuy não é peruano… E o turista que não come carne de cuy não foi ao Peru”.

Portanto, se você possui vontade de ir ao Peru, vai preparando o seu paladar 🙂

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *